Nessa 4 Feira dia 16/04 a Secretaria de Segurança de Minas Gerais confirmou abertura de novo concurso Polícia Penal MG com 1.178 vagas no segundo semestre distribuídas em todo Estado. Veja!
O edital está previsto para divulgação no segundo semestre de 2025, ou seja, a partir do mês de julho. O objetivo é recompor o quadro de servidores nas unidades prisionais.
No último concurso para a Polícia Penal de Minas Gerais, cujo edital foi publicado em 2021, foram cobrados os seguintes requisitos:
nível médio completo; e
idade mínima de 18 anos na data da posse.
Não houve limite de idade máxima, altura ou necessidade de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O salário inicial do aprovado é de R$4.631,25. A jornada de trabalho é de 40 horas.
O último concurso foi recentemente encerrado. Ao todo, foram 3.405 novos policiais penais nomeados, ultrapassando o número inicial de 2.420 vagas.
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO. PSS.
Além do concurso, a Secretaria de Justiça e Segurança Público confirmou a realização de um processo seletivo simplificado (PSS) com 686 vagas temporárias.
A medida, de acordo com o governo, terá caráter excepcional e transitório, visando atender necessidades imediatas do sistema prisional até a efetivação dos novos concursados.
COMO FOI O ULTIMO CONCURSO?
Saiba como foi o último concurso para a Polícia Penal MG
Publicado em 2021, o edital do concurso Polícia Penal MG trouxe a oferta inicial de 2.420 vagas.
As oportunidades foram para ambos os sexos e divididas da seguinte forma:
Sexo masculino (1.944 vagas)
ampla concorrência:
1.750 vagas;
E para pessoas com deficiência: 194 vagas.
Sexo feminino (476 vagas)
ampla concorrência: 428 vagas;
E Para pessoas com deficiência: 48 vagas.
Os candidatos passaram por várias etapas, sendo elas:
prova objetiva e redação; avaliação psicológica; exames médicos; teste de aptidão física; investigação social; e Curso de Formação Técnico Profissional (CFTP).
As provas objetivas e de redação do concurso foram aplicadas no dia 13 de março de 2022. Foram cobradas 60 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa, cinco para Informática Base e 10 de Noções de Direito.
Além de dez questões de Direitos Humanos, 20 de Legislação Especial e cinco de Raciocínio Lógico. Também foi preciso elaborar uma redação de 20 a 30 linhas.
A Associação AMAFMG espera que apliquem o princípio da Eficiência nas etapas do concurso, pois, muitas unidades Prisionais no Estado os policiais penais estão sendo convocados pra poder dar conta das demandas diárias. O qual não é novidade , que há uma superlotação de presos nas Unidades.